sexta-feira, 2 de abril de 2010

Encontro com os Catequistas 2010.02.06

No dia 6 de Fevereiro tivemos oportunidade de participar no Encontro de Catequistas, Evangelistas e Responsáveis pelas Comunidades pertencentes à paróquia de Kapelongo.


O Pe. Danny pediu-nos que preparássemos o Encontro tendo em conta a figura de destaque que estas pessoas têm junto das suas Comunidades, a sua importância enquanto líderes e a necessidade de serem exemplo a seguir, não apenas pelas suas palavras, mas sobretudo pelas suas acções.


Começamos então por um trabalho em grupos em que os catequistas procuraram na Bíblia algumas passagens sobre a forma de Jesus catequizar e sobre o papel do Catequista, a partir dos quais reflectiram em pequenos grupos e partilharam com o grande grupo.


Em seguida, realizámos a "Dinâmica do Polvo", a partir da qual dialogámos acerca das dificuldades que sente quem lidera, tentando ajudar as pessoas a seguirem o seu caminho, a levá-las a porto seguro sem deixar ninguém pelo caminho, mas também no que sente quem segue, na dificuldade em deixar-se ir, na necessidade de confiar, na importância de quem lidera ser realmente alguém em quem se pode confiar.

Terminámos este encontro com a Oração do Catequista.

Trabalho em grupos

Plenário / Partilha dos Grupos


Jogo do Polvo



Oração do Catequista

Senhor,

Quando eu ainda não era nada, Vós criastes-me.
Não me criaste como o Sol,
Belo, quente, fonte de vida para os seres terrestres,
Estático, sem vontade e sem sentimentos;
Antes, deste-me a possibilidade de amar ou rejeitar
As vossas criaturas, minhas irmãs, e a Vós também.
Senhor, sei que só por mim nada teria, nada seria,
Pois só ter o Vosso amor, só ser Vosso filho interessa
E isso não se ganha, sois Vós que distribuís de graça.
Senhor, cooperar convosco,
Único criador, único Deus, única Lei do Universo,
É já viver a plenitude à nossa dimensão humana.
Senhor, só Vós sois o Senhor.
Todo o amor está em Vós e todo o amor emana de Vós.
Permiti, Senhor, que eu seja instrumento da vossa vontade.
Deixai que através de mim se incendeie o amor por Vós,
Naqueles a quem dou catequese.
Que a minha boca e o meu coração comuniquem
A Vossa Palavra e o Vosso Amor.
Aceitai, Senhor, aqueles que para vós ganhar
Ou ajudar a fortalecer na Fé;
Aceitai o meu trabalho de catequista;
Aceitai, Senhor, antes de tudo o mais,
O meu desejo de ser catequista,
Vós que me chamastes;
E permiti que o seja, dando-me a Vós, nos irmãos,
Para que também eu possa, um dia, perto de Vós,
Tomar parte na Vossa glória, pelos séculos, para sempre.
Vós que sois Pai, amando-me.
Vós que sois Cristo,
Permanecendo no meio do meu encontro de catequese.
Vós que sois Espírito Santo, ensinando-me a ensinar
E ensinando os meus catequizandos a aprender.
Amo-Vos, meu Senhor!
Ámen

(Um muito obrigada à Nice, que nos facultou esta oração!)

Sem comentários:

Enviar um comentário