sábado, 10 de abril de 2010

Encontro com os grupos de Microcrédito 2010.02.19








Neste encontro, que tinha como principal objectivo a troca de experiências entre os vários agrupamentos, estiveram presentes representantes dos agrupamentos de Microcrédito das comunidades de Kamphandji, Makulungungo, Lumanha e Kaheke.

Estes agrupamentos de senhoras beneficiaram do Microcrédito para abrirem as suas lojinhas nas suas comunidades, a maior parte delas muito distantes de Freixiel e com difícil acesso a bens essenciais.

Nestas lojas vendem principalmente arroz, açúcar, óleo, bolachas, massa, sabão, sal e pilhas, sendo uma mais-valia para as pessoas da comunidade que não têm assim necessidade de se deslocarem para adquirirem estes produtos.

Além das lojas, cada agrupamento tem ainda um terreno agrícola, onde vão semeando ginguba, alho e outros produtos para venderem; alguns agrupamentos já conseguiram também comprar uma porca para fazer criação (distribuem uma cria por cada um e as restantes são do agrupamento).

Estes grupos foram formados, com o apoio do Projecto Melika, de forma a promover a emancipação da mulher nas zonas rurais. Deste modo, não há homens nos agrupamentos, havendo apenas dois animadores (o Sr. Naofila e o Sr. Dani), que têm o papel de acompanhar e apoiar os diferentes grupos.


Sem comentários:

Enviar um comentário